Uma boa higienização é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças. Saiba a maneira certa de utilizar os sabonetes para manter a saúde em dia
Hora do cuidado!
O sabonete é um grande aliado da saúde para evitar a proliferação de doenças causadas por vírus e bactérias. Por essa razão, é extremamente importante lavar as mãos várias vezes ao dia. O sabonete antisséptico e antibacteriano é excelente para combater esses micro-organismos, mas é preciso ter cuidado na hora de utilizá-los.
Esses tipos não são indicados para banhos diários, pois alguns componentes de sua fórmula podem agredir a pele. O ideal é sempre consultar um dermatologista para usar de maneira correta.
O que é sabonete antibacteriano?
Como o próprio nome diz, esse tipo oferece mais proteção ao eliminar as bactérias da pele, ao contrário do sabonete comum, que apenas as remove. O antibacteriano é um bactericida e tem ação mais específica, especialmente indicado para profissionais de saúde e para tratar machucados. Ele também pode vir nas duas formas, em barra ou líquido.
Para que serve o sabonete antibacteriano?
A principal função do sabonete antibacteriano é evitar a proliferação de bactérias que podem causar danos ao nosso organismo. Ele pode ser receitado por dermatologistas para ajudar na cura de infecções de pele, como a foliculite (causadas por pelos encravados), irritações, feridas e machucados. Ele também é bastante utilizado em ambientes hospitalares com alto risco de contaminação e por pessoas com pele muito oleosa, justamente por desobstruir os poros.
O que faz um sabonete ser antibacteriano?
Esse produto tem o poder de antibiótico e conta com o triclosan em sua fórmula, um antisséptico que inibe a presença de fungos e bactérias. Portanto, um sabonete antibacteriano é um bactericida, diferente do sabonete comum, que consegue apenas remover esses micróbios da nossa pele.
Pode tomar banho com sabonete antibacteriano?
Apesar de ser mais eficaz, o seu uso deve ser moderado, pois, o sabonete antibacteriano elimina todos os tipos de bactérias, inclusive as benéficas ao nosso organismo. A pele humana tem uma barreira natural, chamada camada hidrolipídica, que abriga microorganismos que compõem um sistema de defesa contra fungos e outras bactérias nocivas. Além disso, a utilização contínua e sem necessidades pode deixar fungos e bactérias mais resistentes.
Vantagens e desvantagens do sabonete antibacteriano:
Por eliminar os vírus e bactérias, o sabonete antibacteriano é ideal para tratamento de infecções e irritações. Ele também ajuda na cicatrização de feridas sendo recomendado por médicos para pessoas de pele oleosa. Além disso, ele oferece higienização mais completa em ambientes mais propensos à contaminação, como:
– Hospitais
– Laboratórios
– Clínicas
Entre as desvantagens, podemos destacar:
– Não pode ser utilizado por crianças para tomar banho
– Uso prolongado remove a barreira natural da pele e pode provocar alergias, rachaduras e infecções
– Com o tempo, as bactérias podem ficar mais resistentes
O que é sabonete antisséptico?
Assim como o antibacteriano, o sabonete antisséptico é utilizado para eliminar bactérias e outros microorganismos, como fungos e micróbios da nossa pele. Ele proporciona uma higiene mais profunda do que um sabonete comum e muito mais proteção.
Para que serve o sabonete antisséptico?
As mãos são um grande vetor de doenças, principalmente porque elas estão em contato frequentes com mucosas, olhos e boca. Uma das formas de combater a disseminação de doenças contagiosas, como o coronavírus, passa pelo hábito de lavar as mãos. O uso de sabonetes antissépticos a antibacterianos na hora da lavagem é ainda mais recomendado.
Para que é indicado o sabonete antisséptico?
Profissionais que atuam em hospitais, cozinhas industriais, restaurantes e outros lugares com alto risco de contaminação podem usar o sabonete antisséptico.
Pode tomar banho todo dia com sabonete antisséptico?
A fórmula do sabonete antisséptico é bem parecida com a do antibacteriano, portanto não há necessidade de tomar banhos diários com esses sabonetes. Como dissemos, alguns componentes desses produtos podem prejudicar a pele, além disso, não é recomendável fazer a higiene íntima com ele.
Vantagens e desvantagens do sabonete antisséptico:
O sabonete antisséptico proporciona uma limpeza mais profunda das mãos e inibe o desenvolvimento de doenças. Também é indicado para higienizar áreas com lesões e infecções, desde que seu uso seja recomendado por um especialista.
Em contrapartida, ele não deve ser utilizado por crianças na hora do banho e pessoas com pele muito sensível.
Qual a diferença de sabonete antibacteriano e antisséptico? E o comum?
Os antissépticos e antibacterianos são bem semelhantes, a diferença é o primeiro ser mais abrangente, pois elimina fungos, micróbios e outros patógenos, além das bactérias. Ambos fazem a desinfecção, ou seja, eliminam por completo esses micro-organismos vivos da superfície da derme. Já o sabonete comum faz apenas a limpeza, retira as partículas de sujeira e remove as impurezas da nossa pele.
O que achou deste conteúdo? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro dessa e muito mais novidades.
No comment yet, add your voice below!