O marketing é uma ferramenta fundamental para gerar valor ao seu produto, e principalmente, criar uma forte conexão entre a sua empresa e o seu público, além de ser essencial para a fidelização dos clientes. O marketing olfativo não difere, pois, por meio do olfato, é possível criar uma forte ligação entre produto e o cliente. Agora iremos conhecer melhor essa poderosa ferramenta. Acompanhe!
O que é Marketing Olfativo?
Há diversas maneiras de deixar uma boa lembrança do seu espaço, empresa, casa ou comércio. Uma boa decoração, um bom atendimento e também uma fragrância agradável que vai causar uma ótima impressão no seu ambiente de trabalho. O nome dessa técnica que prende a atenção pelo aroma é o marketing-olfativo, mas o que é isso?
O marketing-olfativo vai possibilitar ao cliente uma memória afetiva agradável do seu estabelecimento, logo o mesmo irá se sentir mais à vontade na hora de consumir. O aroma da sua empresa vai atuar no sistema límbico no cérebro, o encarregado das nossas emoções e comportamentos, criando boas memórias afetivas de uma compra.
Desta forma, o marketing-olfativo é um componente interessante para criar um elo entre um produto e as variadas sensações que o cliente pode ter. Essa boa lembrança, fará com que o próprio cliente propague sua marca/produto, trazendo novos clientes.
Como surgiu o marketing olfativo?
O marketing-olfativo surgiu nos Estados Unidos nos anos 70 quando os mais importantes cassinos usaram essa tática para atrair mais visitantes. Os chineses e japoneses aplicaram os estudos em aromatização dentro dos metrôs. Na França, a aromaterapia ganhou muito adeptos nos anos 80
Já os brasileiros começaram a entender a importância do marketing-olfativo nos anos 90 utilizando nos supermercados com objetivo de chamar a atenção dos clientes em algumas prateleiras que tinham pouca visibilidade. Hoje é fundamental para qualquer estabelecimento adotar essa modalidade de marketing.
Por que investir em marketing olfativo?
Um ambiente com aromatização própria tem uma maior probabilidade de ser lembrado, pois, esse cheiro único e exclusivo fica gravado na mente das pessoas. O marketing-olfativo apesar de ser um conceito novo para muitos, é uma estratégia usada por grandes e pequenas empresas no mundo todo.
As possibilidades de trabalhar com o marketing-olfativo são enormes para o empreendedor criar sua genuína identidade no mercado. Um diferencial é algo que todas as empresas querem para serem mais um nesse vasto mercado, portanto, empresas como Renner e Havaianas aderiram ao marketing-olfativo nos seus estabelecimentos.
Perceba a reação de seu cliente quando ele entrar na sua loja com seu cheiro particular, marcante e único. Esse fator será junto com outras medidas, uma ótima experiência para seu cliente e crescimento do reconhecimento do seu produto. No entanto, é preciso procurar sempre a ajuda de bons profissionais no ramo como a Artefeita.
A Artefeita é especialista em aromatização, tendo no seu estoque mais de 360 fragrâncias, linhas completas de difusores, essências, embalagens e cosméticos.
Como fazer?
Muitos podem pensar que fazer marketing olfativo é algo complexo e difícil. Na verdade, não tem nada complicado. Para começar é fundamental escolher uma fragrância que tenha uma ligação com os valores que você possui. Após pensar em um aroma é interessante montar um plano de como aplicar para atingir os objetivos almejados.
É preciso entender que o marketing-olfativo é uma estratégia dependendo do seu segmento comercial de resultado de curto, médio ou longo prazo. Estudar o ambiente do seu estabelecimento é fundamental na hora de definir qual cheiro será usado para criar uma identificação e por consequência, uma fidelização de clientes que irão aderir ao aroma.
Sendo assim, investir no marketing-olfativo é além de ter uma identidade sensorial, a certeza de que suas vendas serão potencializadas.
5 Dicas para aplicar na sua marca
Conheça cinco dicas para implementar o marketing olfativo no seu negócio e aumentar suas vendas.
- Na hora de desenvolver seu próprio aroma é fundamental que ele exale os valores que sua empresa acredita. A escolha será fundamental para o desenvolvimento de estratégias que tragam uma experiência agradável ao cliente.
- Não basta apenas estar ciente dos valores da sua empresa, mas é importante também conhecer bem seu público alvo. Proporcionar experiências agradáveis só é possível conhecendo bem quem será atingido.
- Sempre busque estar a par de todas as informações, dicas e cases de sucessos onde o marketing-olfativo foi aplicado.
- Jamais mude sua essência, só porque você achou que a concorrência tem um cheiro mais forte ou mais fraco. A sua fragrância está ligada com os valores, o ambiente e seu público alvo.
- Contrate o serviço de um profissional qualificado na hora de criar seu aroma, nada de amadores!
Perguntas Frequentes:
Qual o cheiro da sua marca?
O cheiro da sua marca é uma espécie de identidade sensorial que está atrelado com os conceitos, ideais e valores que sua marca quer passar. Além disso, é fundamental que esse cheiro tenha uma ligação também com o seu cliente.
Como escolher o cheiro da loja?
A escolha deve ser pensada entre o especialista e o empreendedor, observando tanto o ambiente físico do local que será aplicado o aroma, quanto ao gosto do cliente e a relação do cheiro com a marca.
Quais essências atraem mais clientes?
A essência que atraem mais clientes é muito relativa e depende do perfil do seu público e a maneira como ela consegue criar uma conexão entre empresa e cliente. O ideal é saber qual fragrância combina com seu local de trabalho e quem traz boas recordações para sua clientela.
Alguns aromas são conhecidos por atrair clientes:
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O diferencial da ArteFeita
A ArteFeita possui uma enorme variedade de essências de qualidades (forte, potente, com grande projeção), além de sempre oferecer a maior variedade de produtos com os melhores preços. A empresa também oferece excelentes receitas super simples e fáceis de fazer, seja com essências nacionais ou importadas.
Se você sente que está na hora de revolucionar a forma de lidar com seu cliente e maximizar ainda mais seu poder de vendas, converse com a Artefeita já.
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