Espirros, coceira no nariz, secreção nasal, nariz entupido e tosse. Basta uma mudança climática e começam os sintomas. Identificou-se? O desconforto é enorme, né! Com o frio, então, eles aparecem mais e podem agravar, principalmente, nas pessoas com predisposição para doenças respiratórias, como a sinusite.
Mas você sabe o que é sinusite? A sinusite é inflamação na mucosa nasal e do, popularmente conhecido, seio da face. É a região onde estão as cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Nesse local, uma infecção ou um quadro alérgico acabam impedindo a drenagem da secreção e ocasionando a sinusite.
Para auxiliar no combate à sinusite preparamos um material que mostra como podemos reduzir sintomas, que tendem a causar grande incômodo no dia a dia.
Como funciona o óleo essencial para sinusite?
O tipo e o grau da sinusite acabam interferindo e mudando seus sintomas, bem como a intensidade com que eles se apresentam no organismo. Mas alguns deles são bem comuns: forte dor de cabeça, nariz entupido e tosse. Então, para ajudar a controlá-los, o uso do óleo essencial para a sinusite é uma saída. Mas como ele pode ajudar? O óleo essencial para sinusite atua no corpo dilatando as vias respiratórias. Dessa forma, ajuda a passagem de ar, além de combater o vírus e as bactérias que também causam a doença. Outro benefício do óleo essencial para sinusite é o fortalecimento do sistema imunológico. É que ele tem ação anti-inflamatória e anti-infecciosa.
Que sintomas o óleo essencial pode ajudar a aliviar?
Como já dissemos anteriormente os sintomas dependem do grau e tipo de sinusite: aguda, crônica, alérgica ou bacteriana. Quer saber mais? Veja as diferenças entre uma e outra!
Sinusite aguda
Nesse nível, os sintomas perduram por cerca de quatro semanas. Em casos assim, eles vão melhorando naturalmente ou com remédios. É comum sentir febre, cansaço, tosse, coriza, dor muscular e perda de apetite e mau hálito, mas também dor intensa na região dos “seios da face”.
Sinusite crônica
Pode durar mais de três meses. Nesses casos, a presença da tosse é forte. Principalmente durante a noite, quando a temperatura tende a baixar ou quando a pessoa se deita para dormir. É a evolução da sinusite aguda que não recebeu o tratamento adequado.
Sinusite bacteriana
A principal causa é a infecção viral, como a gripe ou bactérias que vivem no nariz, garganta ou boca. Essa condição é mais desenvolvida por pessoas que são alérgicas ou possuem o desvio de septo nasal.
Sinusite alérgica
Ela difere dos demais tipos de sinusite. Ela pode ser ocasionada por alguns alimentos ou poeira, por exemplo. Dessa forma, um fator externo entra em contato com a pessoa, provocando a alergia e as secreções acabam por ficar acumuladas na região dos seios da face.
Agora, existem sintomas que estão presentes geralmente de sinusite. Mas, cuidado. Não tente identificar o tipo da doença sozinha. Recomenda-se sempre a avaliação de um profissional para ajudar e indicar o tratamento adequado para cada caso. Com o uso do óleo essencial para sinusite, você estará melhorando sintomas como:
- Dores na face e no nariz, principalmente durante a manhã;
- Dores na cabeça, que tendem a ser mais incômodas nos momentos em que a pessoa vai se deitar ou quando abaixa a cabeça;
- Nariz entupido;
- Muita secreção nasal com cores amarelas e verdes;
- Tosse e febre;
- Mau hálito, também pode estar presente.
Qual o melhor óleo essencial para sinusite?
Cada óleo essencial para sinusite tem uma indicação e uma forma adequada de usar. Escolhemos quatro principais com diferentes propriedades terapêuticas, que vão ajudar no tratamento . Tome nota de seus benefícios e use de acordo com seus sintomas e necessidades.
Esse óleo essencial é descongestionante e muito útil para casos de sinusite. Além disso, pode ser usado em casos de resfriado, tosse, gripe, inflamações na boca e dores em geral. Tem aroma refrescante, clareia a mente e facilita a organização dos pensamentos.
Já esse óleo essencial, além de suas propriedades relaxantes, é revigorante e indicado para problemas respiratórios, como congestão nasal, asma e sinusite. Também é balsâmico, equilibra as energias, e purificar o ar.
Ele vai auxiliar na estimulação cerebral, na concentração e no foco. Esse óleo essencial diminui a energia quando há agitação, hiperexcitação ou esgotamento. Atua ainda contra a insônia. Tem propriedades refrescante e relaxante.
Sua ação é estimulante, tônica e ativa a sensibilidade e concentração. O cheiro desse óleo essencial remete a sensação de contato com a natureza devido ao seu aroma herbáceo.
Quando posso usar óleo essencial para sinusite e quais cuidados tomar?
O óleo essencial para sinusite, apesar de não apresentar perigo e com raras serem raras reações, é contraindicado às mulheres grávidas e lactantes. Bem como, não é recomendado o seu consumo via oral. O uso ideal do óleo essencial para sinusite é nos casos para o descongestionamento nasal e que precisem de propriedades analgésicas para aliviar as dores de cabeça. Mas os óleos essenciais devem ser manuseados com atenção e muita cautela, observando sempre a quantidade indicada e a forma de usar.
Como usar o óleo essencial para sinusite?
Além de auxiliar no processo de controle, os óleos essenciais também são fáceis de usar, mas precisa ter cuidado. Podem ser colocados na pele do peito, atrás das orelhas, no pescoço ou ainda, com atenção, diretamente abaixo do nariz, em pequena quantidade. Você ainda pode também colocar em difusores ou em bacias e espalhar pelo ambiente.
Você pode inalar o vapor, que envolve a combinação de óleos essenciais com água quente. Para isso, basta aplicar de três a dez gotas dos óleos essenciais que escolheu numa bacia com água quente. Depois, coloque o rosto acima da bacia. Com uma toalha, tampe a cabeça e inale o vapor durante um minuto ou mais.
Se escolher, tomar um banho com aromaterapia, adicione algumas gotas do óleo essencial para sinusite diluído à água do banho ou pingue algumas gotas no box do banheiro. Mas não esqueça, procure sempre uma avaliação médica para o tratamento.
No comment yet, add your voice below!