A arte de perfumar corpo e objetos é milenar. O surgimento se deu na Babilônia. De lá para cá, o ser humano a aperfeiçoou. Mas uma essência especial acompanhou essa transformação e segue sendo a preferida das mulheres e dos homens: a lavanda. Seu uso é diverso. Perfuma e cura, o corpo e a alma.
A Lavanda
Assim como o perfume, a descoberta da essência da lavanda é milenar. Data desde a Grécia e a Roma antigas e ainda hoje seu aroma encanta e a sua beleza, também. A lavanda é uma planta famosa em todo o mundo sendo disseminada pelos gregos à medida que conquistavam o continente europeu.
Registros históricos contam que Cleópatra se banhava com óleos de lavanda para perfumar seu corpo. Também os romanos utilizavam a lavanda em seus rituais de banho e ainda a tinham como remédio, pois acreditavam nas suas propriedades curativas. Outro uso comum estava associado ao de ser excelente repelente de insetos.
E foi assim que se espalhou na Europa e o seu uso foi se diversificando. No século XVIII, contam que a lavanda passou a ser utilizada como aromatizante de roupas nos baús. Muitos acreditam que foi dessa forma que se disseminou ao Brasil, ao ser trazida pelos colonizadores portugueses.
Para que serve esta planta e seus aromas?
O óleo essencial natural extraído da própria lavanda tem inúmeras utilizações, pois essa planta proporciona muitos benefícios como, por exemplo, uma sensação natural de tranquilidade e de bem-estar e ainda um enorme poder curativo no nosso corpo. Veja produtos que podem ser fabricados a partir da sua essência:
-Velas
-Sabonetes
-Cremes
-Perfumes
-Loções
-Shampoos
-Condicionadores
-Sais de Banho
-Difusores
-Demaquilantes
Além da sua utilização para perfumar ambientes, corpos e roupas, o poder curativo da lavanda, atualmente, segue sendo muito disseminado. Os egípcios já a usavam para curar o físico e o espírito no seu dia a dia. Outro uso comum entre eles era nos processos de mumificação. A tão famosa linda e cheirosa planta é muito indicada para a insônia, ansiedade, dores de cabeça e até mesmo para o cansaço. Hoje, a medicina alternativa usa a lavanda para as doenças da alma. É que seu aroma aflora emoções, ajudando no tratamento da psique humana.
O perfume da lavanda ao ser inalado afeta diretamente nosso sistema límbico, onde está localizado o hipotálamo, que controla nosso metabolismo, regula o sono, o apetite e a temperatura corporal e faz com que ele libere hormônios estimulantes ou inibidores. Dessa forma, impulsos neurológicos são manifestados pelo cérebro e outras áreas são atingidas e estimuladas, que resultam, depois, num efeito de calma e paz.
Benefícios
Os benefícios da lavanda são inúmeros, como já falamos. Vamos citar alguns e os seus efeitos. Mas antes queremos esclarecer algumas funções também importantes dessa planta milenar causa na nossa pele. A lavanda é
- Adstringente – ela tem a função de atuar de forma equilibrada na gordura produzida pelas glândulas sebáceas;
- Antioxidante – consegue prevenir o envelhecimento precoce.
- Cicatrizante – também tem uma capacidade antisséptica e anti-inflamatória.
- Calmante – quando as peles ficam muito expostas ao sol, tem a ação de calmante
Além disso, possui outros usos curativos que vamos elencar a seguir:
- Ansiedade
- Insônia
- Dor de cabeça
- Congestionamento nasal
- Dores musculares
- Cólicas abdominais
- Problemas digestivos
- Acalma em momentos de estresse
- Diminuição de níveis de cortisol
- Acalma os choros dos bebês
Como usar a Lavanda?
Assim como seus benefícios são inúmeros, a lavanda pode ser usada de diferentes formas: sachês, difusores, sabonetes, velas. Mas selecionamos três e vamos explicar a seguir:
1 . A Água Perfumada ou Água de Lençóis como você preferir usar, como o nome está dizendo é uma água para perfumar roupas e facilitar na hora de passar. Você precisa borrifar a água no tecido antes ou após passar o ferro. Pode ainda também borrifar as cortinas, sofás, almofadas, camas, fazendo com que todo o ambiente fique perfumado e a roupa com aquele cheirinho de limpo, sabe?E o melhor de tudo, é que não mancha a roupa, perfuma de forma suave e ainda tem longa duração
Bem prático, o aromatizador, difusor, home spray de ambiente é pronto para uso. Você pode colocar ele em um frasco com varetas de fibra ou madeira, como pode também acrescentar 150ml de água e usar com válvula spray para borrifar no ambiente. Ele rende bastante e tem alto poder de fixação, com seu aroma suave e refrescante proporciona mais leveza ao ambiente. É indicado para aromatizar ambientes, perfumadores, colônias, cosméticos e sais de banho
3. Essência Silver Aroma Lavanda
A essência de lavanda da Linha Silver pode ser aplicada em cosméticos ou sabonetes artesanais, mas nas receitas de difusores de ambiente e água perfumada para roupas tem uma excelente desempenho. Rendem muito e tem alto poder de fixação, dá leveza ao ambiente com seu aroma suave e refrescante.
Qual a diferença de alfazema, lavanda e lavanda francesa?
Mas é bom saber que existem algumas diferenças entre a lavanda, a alfazema e a lavanda francesa. Fique bem atenta para não cometer equívocos. Vamos lá:
1 – Lavanda Francesa
A lavanda francesa não floresce no Brasil. Seu nome científico é Lavandula angustifolia ou Lavandula officinalis. É o tipo de lavanda que mais se consome no mundo porque age diretamente no sistema nervoso, proporcionando aquela sensação de bem-estar relaxante e melhora consideravelmente o sono. Esse óleo não tem contraindicação, pode ser utilizada por gestantes, crianças e bebês. Ela é abundante na região de Provence, com muito linalol e linalila, que possui caráter sedativo.
2 – Lavanda Brasileira
Ela é bem cultivada aqui no Brasil. Chamada de Lavandula dentata, possui efeito estimulante direto sobre o sistema nervoso central. Essa lavanda é usada quando se está meio deprimido, cansado ou desanimado. Do elemento fogo, tem sua origem na África e é deste óleo que se a “água de alfazema” para os rituais de umbanda brasileira. Além de estimulante também tem o poder de expectorante. Mas tem contraindicações e é preciso ter cuidado e usada com parcimônia.
3 – Alfazema
Já a Alfazema é uma espécie de lavanda. Mas o seu cheiro de cânfora é mais forte por isso, é diferente das demais. Apresenta poder curativo e suas propriedades aromáticas e medicinais, combatem problemas estomacais, reumáticos, inflamatórios e também é usado em tratamento de câncer.
E aí compreendeu a diferença? Pronta para usar e abusar dos efeitos maravilhosos da lavanda?
No comment yet, add your voice below!