Skip to content

Tudo sobre como fazer sabonete líquido

Como fazer sabonete liquido, criança lavando a mão na pia com sabolete liquido
Manter um frasco de sabonete líquido no lavabo e nas pias é uma maneira elegante e prática de priorizar esse tipo, mais gentil com sua pele.

 Aprenda como fazer sabonete líquido

A limpeza da pele é o primeiro passo de qualquer rotina de autocuidado. Lavar as mãos constantemente também é um hábito de higiene que aprendemos a valorizar mais durante a pandemia. Manter um frasco de sabonete líquido no lavabo e nas pias é uma maneira elegante e prática de priorizar este tipo de sabonete,  é bem mais gentil com a sua pele. Nesse artigo, procuramos sanar todas as suas dúvidas para você poder aprender como fazer sabonete líquido.

Compre e receba no mesmo dia

O que é sabonete líquido?

O sabonete líquido é um tipo de sabonete que utiliza substâncias tensoativas para fazer a emulsificação das gorduras durante o processo de saponificação. Ele é um produto com o pH mais neutro, que se aproxima do pH natural da pele e por esta razão é mais suave, evitando o ressecamento. Sua consistência é cremosa, ele pode ser aplicado diretamente sobre o corpo, rosto e mãos ou ser colocado em uma esponja.

Para que serve o sabonete líquido?

O sabonete líquido serve para limpar e desengordurar como todos os sabonetes, sabões, detergentes, etc. Sua formulação permite que sejam incorporadas substâncias emolientes e que seu pH seja regulado, indicado para as áreas mais sensíveis do corpo, ou às que ficam mais expostas, já que ele tem maior poder de hidratação.

Quais as vantagens do sabonete líquido?

O sabonete líquido é ideal para ser utilizado em ambientes coletivos. É mais higiênico porque as pessoas não precisam manipular o produto, como acontece com o sabão em barra. Outro fator é a diminuição do desperdício, já que a válvula utilizada na embalagem libera apenas uma pequena quantidade de produto por aplicação. A possibilidade de escolher embalagens em diferentes formatos e tamanhos também tornam o sabonete líquido mais versátil e elegante que a versão em barra.

O sabonete líquido também é mais hidratante e absorve melhor as essências, sendo muito mais perfumado e suave para a sua pele.

Quais os materiais necessários para fazer sabonete líquido?

A saponificação do sabonete líquido requer uma base distinta daquela do sabonete em barra. A base é utilizada na concentração de 4:1. Ou seja, ela rende 4x seu volume em sabonete líquido.

A água deionizada é o veículo (matéria onde são misturados e diluídos os princípios ativos), o lauril é o tensoativo, que vai gerar a espuma. A amida 90 é um sobrengordurante, que vai estabilizar a espuma e aumentar a viscosidade do sabonete líquido, O metilparabeno (nipagim) atua como conservante, já que o sabonete líquido é mais sensível à contaminação por fungos. A glicerina líquida é solvente, umectante e hidratante. O ácido cítrico vai agir como regulador de pH. O cloreto de sódio serve como espessante e a essência vai dar o perfume desejado ao seu sabonete líquido, enquanto o corante garante o visual mais adequado aos seus objetivos. Os extratos glicólicos vão garantir as propriedades cosméticas e medicinais do seu sabonete líquido. A base de sabonete líquido da Artefeita reúne estes ingredientes, simplificando o processo de fazer sabonete líquido.

Como fazer sabonete líquido neutro?

Um sabonete é considerado neutro quando ele atinge um pH igual ao da pele. O pH da pele é ligeiramente ácido, variando entre 4,7 e 5,7, então um sabonete neutro deve manter seu pH nesta faixa.

Receita com a base para fazer sabonete líquido neutro:

Ingredientes:

Base de sabonete líquido 1:4

Água deionizada

Anfótero 100ml

Conservante metilparabeno (Nipagin)

Essência

Extrato Glicólico (opcional)

Corante (opcional)

Material de Apoio:

Recipiente grande, colher, dosadores, frasco com válvula (bico de pato) para sabonete líquido.

Modo de Preparo:

Para fazer 1L de sabonete líquido siga a seguinte receita.

Coloque 200 ml de base para sabonete líquido no recipiente. Acrescente 30ml de essência e 30 ml de extrato glicólico. Pingue o corante até alcançar a coloração desejada. Adicione gradualmente 800 ml de água deionizada (100ml por vez), mexendo levemente para incorporar todos os ingredientes, sem bater para não levantar a espuma. Não se preocupe caso o sabonete esteja com uma consistência rala nesta etapa. Acrescente uma colher de sopa do anfótero ou até 20ml (espessante), misturando bem. Cubra o recipiente com papel filme e deixe descansar por algumas horas antes de envasar para que a espuma assente.

Como fazer sabonete líquido com óleos essenciais?

Quem gosta de utilizar produtos puros e naturais pode optar por colocar na receita óleos essenciais que apresentem propriedades cosméticas e medicinais. Neste caso, o óleo essencial vai substituir a essência e o extrato glicólico.

Quantas gotas de óleo essencial devo utilizar para fazer sabonete líquido?

O óleo essencial é bem mais concentrado que a essência e os extratos glicólicos, assim, uma receita com 10ml de óleos essenciais para 1 L de sabonete líquido já deve apresentar o aroma e as propriedades desejadas.

Como fazer sabonete líquido caseiro natural

Para deixar a sua receita ainda mais suave e utilizar ingredientes de origem natural em sua receita, substitua a essência e o extrato glicólico pelos óleos essenciais, e utilize o óleo de coco como espessante. Como você não vai adicionar conservantes, use seu sabonete líquido em até 30 dias.

Como fazer sabonete líquido antibacteriano

Para incorporar propriedades antibacterianas ao seu sabonete líquido, utilize óleos essenciais antibacterianos, como melaleuca, limão, copaíba, capim-limão e eucalipto. Um excelente sabonete líquido para higiene íntima e banhos de assento é preparado com o Extrato Glicólico de Barbatimão.

Como fazer sabonete líquido com glicerina

A glicerina líquida é um excelente umectante, emoliente e hidratante, presente em quase todos os produtos cosméticos que utilizamos. Para a receita que apresentamos, você não precisa se preocupar em incorporar glicerina à sua receita para fazer um sabonete líquido de glicerina, porque esta substância já está presente na base.

Como fazer sabonete líquido antialérgico

Apesar de o sabonete líquido ser naturalmente mais gentil e suave com a pele, pessoas mais sensíveis podem ter reações a alguns ingredientes da fórmula. Para evitar estas reações, evite utilizar corantes e prefira as fórmulas com algum extrato glicólico e produtos naturais em sua composição.

Dica ArteFeita: Cuidado com a contaminação!

A fabricação de sabonetes líquidos deve ser conduzida com atenção. O sabonete líquido pode sofrer contaminação por fungos, portanto, você deve realizar uma cuidadosa higienização da estação de trabalho e dos utensílios de manipulação, a cada lote produzido. O espaço deve ser iluminado, amplo, arejado e organizado. Evite contaminantes e acidentes retirando acessórios como anéis e pulseiras ao manipular os produtos, prendendo e cobrindo os cabelos, lavando bem e borrifando com álcool 70 nos utensílios e acessórios, que devem ser secados cuidadosamente.

O que dura mais sabonete líquido ou em barra?

O sabonete em barra tem maior prazo de validade (tempo de prateleira), porém, em relação ao rendimento observado no dia a dia, isso varia dependendo do tipo e lugar de uso. O sabonete líquido permite dosar melhor a quantidade utilizada em cada aplicação, é mais bonito e higiênico que o sabonete em barra, podendo ser utilizado por diversas pessoas. O sabonete em barra pode se desagregar apenas com a umidade e calor do box, o que não acontece com o sabonete líquido, que está protegido pelo frasco.

Essencias inspiradoras em grifes famosas

Chegou a sua vez!

A Artefeita acredita no empoderamento das pessoas, seja para garantir maior sustentabilidade e autonomia ao produzir seus próprios cosméticos, ou como uma maneira de conseguir renda extra e alcançar a independência financeira. O kit Artefeita vem com todos os ingredientes necessários para fazer um sabonete líquido de alta qualidade, entregues no conforto da sua casa. O Kit conta ainda com uma apostila detalhada com o passo a passo para você aprender como fazer sabonete líquido.

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *