Skip to content

Como fazer difusor de ambientes? Sua casa cheirosa!

como fazer difusor de ambientes
Já teve vontade de saber como fazer um difusor de ambientes? É bem simples, siga a nossa receita passo a passo.

Se você é um (a) amante de perfumaria, já deve ter se perguntado “como fazer difusor de ambientes?”.  Pode parecer uma tarefa bem complicada, mas você vai perceber que fazer um difusor de ambientes é bem mais simples do que parece, principalmente se seguir nosso passo a passo.  Apesar de existirem opções no mercado já prontas, algumas até eletrônicas, fazer seu próprio difusor é uma experiência única, e uma maneira de deixar o ambiente com a sua marca.

como fazer difusor de ambientes - Essencias inspiradoras em grifes famosas

Como fazer difusor de ambientes vai deixar sua casa ainda mais aconchegante? 

Antes de partirmos para o tutorial de como fazer difusor de ambientes, vamos primeiro entender como  esse produto pode deixar os lugares mais cheirosos e aconchegantes. O difusor de ambiente funciona da seguinte forma, a essência é absorvida pelas pontas das varetas que estiverem imersas no líquido. Ao virá-las, o cheiro se espalha pelo ar, deixando o ambiente muito agradável e com o aroma da essência. A ideia aqui é fazer a essência ser liberada aos poucos, diferente de perfume, que em uma única espirrada espalha um cheiro forte por todo ambiente, o difusor serve para perfumar os ambientes de forma discreta e delicada.

Além disso, os difusores são ótimos para quem pratica aromaterapia, pois as varetas são um dos melhores métodos para deixar a energia, trazida pela essência, se espalhar pela casa. Você também pode fazer com que o cheiro do seu difusor combine com outros aromatizantes de ambientes, como, por exemplo, velas, sachês perfumados, sabonetes, temperos,  entre outros. Só tome cuidado para não misturar odores muito distintos, para evitar uma confusão olfativa. Isso tudo contribui para um ambiente mais aconchegante, deixando quem estiver nesse espaço, mais confortável.

O que você precisa saber sobre como fazer difusor de ambientes.

É necessário planejar algumas coisas antes de saber como fazer um difusor de ambientes. Por exemplo, já escolha de antemão qual essência você colocará no seu difusor, caso deixe para última hora, pode se arrepender. Então se questione “qual o meu aroma favorito?”  “Está tudo bem para eu ficar sentindo esse cheiro o dia inteiro”.

Também se preocupe com quem irá compartilhar aquele ambiente, verifique se alguém da sua família, amigos ou colegas de trabalho, possui alguma alergia ou se incomodam com cheiros fortes.

Se o ambiente tem algum animal, principalmente cães, tome cuidado onde você irá colocar o difusor de ambientes. Deixe fora do alcance do seu bichinho, para evitar que ele ingira o líquido sem querer. Outra dica é ficar de olho nos preços dos materiais, quanto maior a qualidade deles, melhor vai ser o difusor. Também é bom fazer o levantamento dos preços, saber quais cabem no seu orçamento.

Como fazer difusor de ambientes: Receita Artefeita

Essa é nossa receita exclusiva da Artefeita de como fazer um difusor de ambientes. Temos mais receitas de outros produtos, confira nosso blog para saber mais.

  • Materiais para fazer a Base de Difusor de Ambientes:

• 5 Litros de Álcool de Cereais

• 2 Litros de Água

• 200ml de Propileno Glicol

  • Preparo – basta misturar todos os ingredientes. Para fazer o Difusor basta misturar 500ml da Base que preparou com 100ml da essência de sua preferência.

Não é necessário utilizar água deionizada, pois o álcool de cereais já irá garantir a conservação do produto. Também não é necessário utilizar outros conservantes como nipagim ou bactericida. Não utilize água mineral, pois ela contém sais minerais e metais pesados que podem oxidar o produto. As varetas de madeira devem ser viradas constantemente para que a fragrância se espalhe pelos ambientes. Já as varetas de fibra ficam constantemente encharcadas com o produto e por isso tem uma melhor performance.

Seguindo cada um desses passos, você terá um difusor de ambientes incrível.

Como fazer o aroma durar mais? 

Uma super dica para quem quer aumentar a durabilidade do aroma usando difusor de ambientes, é deixar o produto perto de onde tem ventilação. Na frente de portas, janelas, até mesmo ar condicionado, vai deixar o cheiro do aroma se espalhar e fazer com que dure por mais tempo. Outra dica, é comprar aromas de qualidade, daqueles que não evaporam tão rápido, sendo mais concentrados e cheirosos.

Também ajuda trocar as varetas de lado com certa frequência. Quando perceber que o aroma está enfraquecendo, inverta a posição das varetas, colocando a parte que estava imersa para fora do pote. Fazer isso, vai restaurar o cheiro mais intenso. A nossa receita de como fazer um difusor de ambientes, em geral, dura 30 dias, mas seguindo essas dicas, o prazo pode ser maior.

Quais as melhores essências para o difusor?

Existem uma grande variedade de essências que você pode aplicar no seu difusor de ambientes. Escolha aquela que irá te agradar mais. Entre as melhores e mais usadas, temos as opções de Essência Silver, ideal para difusores de ambientes e existem variações dela, como: limão siciliano, cereja e avelã, lavanda provence, entre outros. Também é muito comum o uso de essências de alecrim, bambu, capim limão, flor de cerejeira e por aí vai.

A preferência é sempre por odores mais cítricos que refrescam o ambiente, pois ajudam a disfarçar o cheiro de gordura. Também são usadas essências de especiarias e ervas, essas, ajudam a abrir o apetite, sendo bem úteis para lugares como restaurantes.

Entretanto, se você compartilha o seu ambiente com mais alguém, lembre-se de garantir que essa pessoa não se incomode com a essência escolhida.

como fazer difusor de ambientes - Economize até 20%

Qual a diferença entre difusor e aromatizador?

Existe diferença entre um difusor e um aromatizador? Não! Os dois tenham a mesma finalidade, deixar o ambiente perfumado, existem algumas distinções na maneira que são usados e feitos. Para fazer um difusor de ambientes, é preciso varetas para que a essência seja liberada aos poucos, com o seu efeito prolongado, leva-se algum tempo para notar seu perfume podendo ser usados em ambientes fechados com pouca ventilação, e acrescenta muito à decoração. 

Já o aromatizador, é quase o completo oposto. Este possui um mecanismo de spray, de efeito instantâneo que toma conta do ambiente de uma vez, por causa disso, não é recomendado para ambientes fechados com pouca ou nenhuma ventilação.

No fim das contas, são vários nomes para o mesmo produto, Difusor, Aromatizador, Perfumador, Home Spray etc. Existem também os difusores elétricos para ambientes, umidificadores de ambientes, aromatizadores elétricos, máquinas para aromatização de ambientes de 20m² até 5000m² (em caso de lojas, shoppings, eventos). Assim como a Água Perfumada para Tecidos, para roupas, para Lençóis ou Renovador de Lençóis.

E ai, curtiu o conteúdo? Conta pra gente!

Aproveite para ler Dicas de como deixar a casa mais cheirosa

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *