Skip to content

Os melhores ingredientes para cosméticos artesanais

Se você deseja criar cosméticos artesanais, a escolha dos ingredientes é fundamental para o sucesso do seu produto. Isso porque a qualidade dos ingredientes reflete diretamente na eficácia e na aparência final do produto. 

Neste texto, apresentaremos os melhores ingredientes para a produção de cosméticos artesanais, como matéria prima para cosméticos, base para sabonete e extrato glicólico.

Matéria prima para cosméticos

A escolha da matéria prima para cosméticos é essencial para a qualidade final do seu produto. Algumas das melhores opções são:

Óleos vegetais

Os óleos vegetais são ricos em nutrição e ajudam a hidratar e reparar a pele. Alguns exemplos de óleos vegetais populares são óleo de coco, óleo de amêndoas,  semente de uva e óleo de argan. 

É importante lembrar que cada tipo de óleo possui propriedades específicas, por isso, é importante escolher um óleo que seja adequado para a finalidade desejada.

Manteigas vegetais

As manteigas vegetais também são ótimas opções de matéria prima para cosméticos. Elas possuem propriedades emolientes e nutritivas, e são ideais para hidratação e proteção da pele. As manteigas mais populares são a manteiga de karité, a manteiga de cacau e a manteiga de palma.

Base para sabonete

A base para sabonete é um ingrediente essencial na produção de sabonetes artesanais. Ela é responsável por dar forma e textura ao produto final, além de permitir a adição de óleos, extratos e corantes. Existem diversas opções de base para sabonete, sendo as mais populares:

Glicerina

A base de glicerina é muito versátil e fácil de usar, além de possuir propriedades hidratantes e emolientes. Ela também pode ser derretida e moldada em diversas formas e tamanhos, dando ainda mais liberdade criativa para o produtor.

Base de creme hidratante

A base de creme hidratante é uma ótima opção para quem deseja produzir cremes e loções e busca um produto mais natural e sustentável. 

 

Personalizável, com ela você terá o cheirinho desejado e, até mesmo, combinando com o seu perfume. Além de poder agregar óleos essenciais e vegetais, extratos e  argilas em sua composição.

Extrato glicólico

Os extratos glicólicos são ingredientes obtidos a partir de diversas plantas e ervas. Eles possuem propriedades cosméticas e podem ser adicionados em produtos artesanais para agregar qualidades para se obter os resultados desejados, por exemplo, para pele: anti celulite, anti acne. 

Para os cabelos: antiqueda, fortalecedor, crescimento e etc. Os extratos glicólicos não podem ser ingeridos e muitas vezes são confundidos com florais. Ressaltamos portanto que eles são indicados apenas para uso cosmético. Alguns dos extratos glicólicos mais populares são:

Extrato de camomila

O extrato de camomila possui propriedades calmantes e anti-inflamatórias, sendo ideal para acalmar a pele sensível e irritada.

Extrato de alecrim

O extrato de alecrim é um antioxidante natural que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele. Ele também possui propriedades tonificantes e estimulantes, sendo ideal para revitalizar a pele.

Em resumo, os melhores ingredientes para cosméticos artesanais são aqueles que possuem propriedades nutritivas e hidratantes. 

A escolha desses ingredientes deve ser feita de forma consciente e criteriosa, levando em consideração as propriedades desejadas e o tipo de produto que será produzido.

Se você deseja adquirir matéria prima para cosméticos, base para sabonete ou extrato glicólico, visite agora mesmo o site da Arte Feita e confira as nossas opções de produtos da mais alta qualidade. 

 

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *