Skip to content

Entenda como fazer sabonete artesanal

Sabonete artesanal
Aquela sensação pós-banho deliciosa, que nos sentimos limpos e cheirosos? Aprenda a fazer o seu sabonete artesanal em casa!

Sabe aquela sensação pós-banho deliciosa, em que a gente se sente limpinha e cheirosa? Agora imagine poder aprender como fazer um sabonete artesanal do seu jeito, adaptado para a sua pele e com o cheirinho que você mais gosta. Demais né? Neste artigo vamos esclarecer as suas dúvidas sobre como fazer sabonete artesanal.

O que é um sabonete artesanal?

O sabonete artesanal é o produto da saponificação resultante da mescla entre um componente gorduroso e um elemento fortemente alcalino, em proporções precisas. Além destes elementos, podem ser incorporadas outras substâncias com propriedades emolientes, adstringentes, hidratantes e/ou revitalizantes, além das essências, que vão deixar seu sabonete com o perfume que você mais gostar, e inspirando os estados de humor que você desejar.

Diferentemente dos sabonetes industriais, os sabonetes artesanais também são conhecidos como sabonetes naturais, já que utilizam em seu processo de fabricação elementos em seu estado puro, muitos dos quais de origem vegetal. (Experimente ler em voz alta o rótulo de um sabonete industrial). Os sabonetes industriais são produzidos em larga escala, utilizam muitos produtos petroquímicos e possuem um teor muito baixo de glicerina, o que gera aquela sensação de esticamento e ressecamento que podemos sentir na pele.

Quanto tempo dura um sabonete artesanal?

Os sabonetes artesanais não levam conservantes em sua composição, e não são formulados para ficar grandes períodos em uma prateleira, ao contrário dos sabonetes industriais. A validade estimada de um sabonete artesanal é de 6 meses, e pode acontecer de eles amolecerem em ambientes úmidos como o box dos chuveiros, já que levam muito mais glicerina e outros componentes naturais. O tempo de cura do sabonete e a utilização de óleos duros também influencia na sua durabilidade.

Quais os benefícios do sabonete artesanal?

A principal vantagem de fabricar e utilizar sabonetes artesanais é saber exatamente os componentes de sua fórmula. Cada vez mais as pessoas têm consciência da importância de saber a origem e o processamento daquilo que consumimos. Os sabonetes artesanais tendem a utilizar matérias-primas de maior qualidade, de origem natural e muitas vezes até certificados.

Os sabonetes artesanais são mais hidratantes e podem incorporar ainda outras propriedades cosméticas e medicinais, dependendo da sua fórmula. A possibilidade de criar fórmulas bem específicas e escolher o buquê de aromas é outro benefício dos sabonetes artesanais.

Do ponto de vista social, a elaboração de sabonetes artesanais permite que mais pessoas se desenvolvam nessa técnica e complementem a sua renda, atendendo a sua comunidade mais próxima e diminuindo assim a cadeia produtiva, com impactos positivos na microeconomia e inclusive no aspecto ambiental.

Sabonetes para cada parte do corpo

Nosso corpo e nossa pele tem especificidades que devem ser consideradas na hora de escolher como fazer o sabonete artesanal. Um sabonete para o corpo, por exemplo, vai ter um pH incompatível com a pele do rosto. A pele do rosto também é mais sensível e precisa de produtos mais suaves e calmantes. Já as mãos, lavadas com maior frequência, precisam de produtos menos abrasivos e mais condicionantes, já que podem sofrer mais com ressecamento.

Processo de fabricação do sabonete artesanal

A partir do princípio da saponificação, obtida através da mistura de um elemento gorduroso com um elemento cáustico, existem três técnicas básicas para aprender como fazer sabonete artesanal:

Base Glicerinada ou Melt and Pour

Ideal para iniciantes, esta técnica utiliza uma base onde já foi feita a mescla do agente lipídico (glicerina) com o agente alcalino (soda cáustica). Dessa forma, o manuseio e a operação para fazer o sabonete artesanal se tornam muito mais simples e seguros. Basta derreter a base de glicerina lentamente, adicionar os extratos, essências e corantes de sua preferência, e colocar para secar em um molde. Depois de algumas experiências você já vai conseguir se divertir inventando novas mesclas de cores e combinação de aromas.

A principal desvantagem deste método é o menor controle sobre a composição e origem dos produtos utilizados. Preste bastante atenção ao rótulo e adquira a base de glicerina com um revendedor de confiança.

Saponificação a Frio ou Cold Process

Neste método a saponificação acontece misturando os óleos e gorduras derretidas em uma solução de lixívia (hipoclorito de sódio), com o auxílio de um mixer. Em seguida a mistura é colocada em um molde e o sabonete pode ser cortado depois de 48 horas e colocado para curar. O tempo de cura neste processo é muito importante, já que o processo de saponificação ainda não está terminado ao enformar a mistura.

Os sabonetes precisam ficar ainda de 4 a 6 semanas em ambiente ventilado e na sombra, terminando o processo de saponificação e liberando o excesso de água. Você pode verificar que a saponificação foi concluída quando o sabonete apresentar um pH entre 8 e 10. É um sabonete artesanal que fica com um aspecto bem suave e delicado.

Esse processo é mais sensível à adição de outras substâncias. Nunca incorpore flores ou frutas desidratadas e prefira sempre óleos essenciais puros, já que algumas essências levam em sua composição elementos que podem talhar o seu sabonete, levanto todo o seu trabalho pelo ralo…

Saponificação a quente ou Hot Process

Esse processo para fazer sabonete artesanal é indicado para saboeiros mais experientes, já que requer maiores cuidados. A técnica é similar ao cold process, porém a mistura é aquecida de modo a terminar o processo de saponificação antes de enformar a mescla. Isso reduz o tempo de cura do sabonete para 1 a 2 semanas, nesta etapa, ele perde o excesso de água e fica bem firme.

O sabonete artesanal elaborado pelo processo a quente também é conhecido como sabonete medicinal, já que há maior controle sobre o resultado. A saboeira (ou saboeiro) pode escolher com quais gorduras trabalhar, escolher os aditivos extras e controlar o pH final do produto. As propriedades deste sabonete artesanal também serão definidas conforme os óleos essenciais escolhidos para compor a fórmula. Esse método também permite incluir flores e frutas desidratadas à massa, dando um aspecto sempre muito singular e inovador, apesar de rústico.

Como fazer sabonete artesanal de glicerina:

Os sabonetes de glicerina são bastante suaves com a pele, e podem ser feitos pela técnica do melt and pour.

Ingredientes:

500 g de base de glicerina

40 ml de essência

50 ml de lauril

Corante cosmético à base de água

Extratos vegetais da sua preferência

Utensílios:

Panela esmaltada

Fogão elétrico

Base de corte (em vidro ou mármore)

Espátula de silicone

Medidor

Pano úmido

Faca para cortar as barras

Moldes de silicone ou acetato

 Preparo:

Corte a glicerina em cubos, coloque na panela e derreta lentamente no fogão elétrico. Não espere ela derreter completamente, termine de liquefazer fora do fogão, com o auxílio da espátula. Adicione a essência e os extratos (no máximo 30ml) e o lauril, mexendo suavemente. Ao final pingue algumas gotas de corante, até atingir a coloração desejada.  Cubra a panela com um pano úmido e deixe a mistura descansar por cerca de meia hora, para liberar as bolhas de ar.

Despeje a mescla nas formas e espere endurecer para desenformar e cortar, se necessário.

Para que seu sabonete fique transparente, repita o mesmo processo anterior utilizando a base de glicerina transparente, adicionando um pouco de extrato glicólico e utilizando bem pouco corante.

Como fazer sabonete artesanal vegano:

Quem faz questão de manter sua produção livre de produtos de origem animal, deve ficar especialmente atento à origem e composição da matéria-prima utilizada. Aqui apresentamos uma receita simples de sabonete vegano:

Ingredientes.

2 kg de glicerina vegetal branca

2 colheres de sopa de óleo de vitamina E

2 colheres de sopa de manteiga de Karité

10 gotas de óleo essencial (de sua preferência)

Corantes naturais de origem vegetal (opcional)

Preparo:

Derreta separadamente a glicerina e a manteiga de Karité, em baixa temperatura. Misture a glicerina derretida à manteiga de Karité, adicione o óleo de vitamina E, misturando suavemente. Finalmente adicione os óleos essenciais, corantes e extratos vegetais da sua preferência e despeje a mistura obtida nos moldes para secar. Você pode pulverizar suavemente o sabonete ainda nas formas com vinagre para evitar a formação de bolhas. Espere de 4 a 6 horas para ficar firme. Ele deve ser embalado em plástico e tem validade aproximada de 6 meses.

Kit como fazer sabonetes artesanais

Dica ArteFeita: Cuidado com a contaminação!

A fabricação de sabonetes artesanais envolve produtos químicos, portanto, deve ser conduzida com cuidado e atenção. Além da segurança, o sabonete artesanal também pode ser prejudicado e sofrer contaminação se você utilizar ingredientes ou materiais inapropriados.

Os sabonetes artesanais são mais suscetíveis à contaminação por fungos, por exemplo. Dessa forma, flores e frutas que sejam eventualmente utilizadas para fazer o sabonete artesanal precisa estar completamente desidratadas para não prejudicar sua receita. A higienização da estação de trabalho deve ser feita cuidadosamente, a cada lote produzido. O espaço destinado deve ser bem iluminado, amplo, arejado e bem organizado. Evite contaminantes e acidentes seguindo as seguintes dicas:

·         Retire acessórios como anéis e pulseiras ao manipular os produtos.

·         Prenda e cubra os cabelos.

·    Utilize um jaleco, calças compridas, sapatos fechados, luvas, óculos de proteção e máscara ao manusear os produtos.

·    Lave bem, borrife com álcool 70 e seque cuidadosamente todos os utensílios e acessórios.

·         Não permita que crianças e animais se aproximem de sua estação de trabalho.

Agora é com você!

Agora que você já conhece as bases do fabuloso mundo da saboaria, permita que a ArteFeita te ajude a transformar suas ideias em realidade. Oferecemos um kit de como fazer sabonetes artesanais + apostila digital completa ensinando como fazer sabonete artesanal. Você recebe o material em casa, tem opção de devolução com reembolso garantido e atendimento personalizado.

Artigos recentes:

2 Comments

  1. Boa tarde! Obrigada por disponibilizar estas informações e receitas.

    • Olá Valdirene, tudo bem?
      Muito obrigada pelo comentário 🙂 Continue nos acompanhando, para mais conteúdos como este.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *