Skip to content

O que é óleo mineral e para que serve?

o que é óleo mineral
O óleo mineral é muito utilizado na indústria de cosméticos. Entenda o que é óleo mineral e como essa substância ajuda nos cuidados

Ter uma rotina de cuidados com o nosso corpo é a melhor forma de demonstrarmos carinho por nós mesmos. Diariamente, a nossa pele sofre agressões causadas pela exposição aos raios solares, poluição ou mesmo contatos que temos uns com os outros, por isso, investir em produtos corporais é a melhor opção para proteger o nosso corpo e manter a pele hidratada, bonita e saudável. Para ajudar a potencializar esses cuidados, vamos te ensinar o que é óleo mineral.

Acompanhe o post a seguir e entenda tudo sobre o que é óleo mineral e como essa substância pode trazer diversos benefícios corporais e capilares!

melhores essências - Essencias inspiradoras em grifes famosas

O que é óleo mineral?

Se você ainda não sabe o que é óleo mineral, nós te ajudamos! O óleo mineral é uma substância que possui grande pureza, além de ser incolor e com diversas propriedades medicinais. É obtido através do refinamento do petróleo. Conhecido também como parafina ou vaselina líquida, óleo branco e óleo base, esse produto é bastante versátil sendo extraído da mistura de hidrocarbonetos que são liberados após a destilação do petróleo bruto em pressão atmosférica. Por ser um produto de baixo custo, ele pode ser fabricado em altas quantidades.

O que é óleo mineral e para que serve?

Agora que já sabemos o que é óleo mineral, vamos entender para que serve essa substância. O óleo mineral é vendido em farmácias como componente medicinal e também serve para potencializar as funções de produtos em geral, tanto para pele (cremes, loções) quanto para o cabelo (condicionadores e máscaras capilares), além de outros itens importantes para a hidratação e bem-estar corporal e capilar.

Utilidades do óleo mineral

Antes de ser utilizado, é importante saber o que é óleo mineral e de que forma esse produto vai agir em nosso corpo. Entre as utilidades do óleo mineral temos: o tratamento de pele seca ou sensibilizada devido ao frio (hidratação); tratamento contra caspa; alivia sintomas de queimaduras solares ou ardência na pele; ação demaquilante (remove maquiagens); proporciona mais brilho e leveza aos cabelos deixando-os sem frizz, além de servir como secante de esmalte e hidratar cutículas ressecadas.

Benefícios do óleo mineral nos cosméticos

Como foi citado anteriormente sobre o que é óleo mineral, essa substância é amplamente utilizada em formulações cosméticas como agente potencializador ou parte do processo químico da produção. Com diversas propriedades, o óleo mineral é o principal emoliente dos produtos corporais e capilares. Ele ainda permite que os cosméticos não oxidem tão facilmente, como pode acontecer caso sejam misturados a outras substâncias e por ter moléculas grandes demais, evita que os produtos causem possíveis reações alérgicas na pele. Por ser uma opção de baixo custo, os óleos minerais são os favoritos das empresas de cosméticos.

Como usar o óleo mineral para fazer cosméticos caseiros?

Muito mais do que saber o que é óleo mineral, é preciso entender o uso correto desse produto, seja para fazer cosméticos em fábricas ou mesmo aqueles caseiros. Vamos a alguns exemplos:

Se você quiser usar o óleo mineral como demaquilante caseiro, basta aplicar algumas gotas do produto em um algodão, passar em todo o rosto em movimentos circulares e, em seguida, lavar com água em abundância para retirar o excesso do produto.

Agora, se você quiser hidratar a pele com algo mais natural, opte pelos cremes caseiros no qual podem ser adicionadas apenas algumas gotas do óleo mineral para dar uma maior eficiência ao produto. Há também a possibilidade de, no caso de tratamentos para o cabelo, fazer uma misturinha do óleo mineral com o seu produto capilar favorito.

Isso mesmo! A mistura do óleo mineral com outros cosméticos caseiros pode garantir um cuidado ainda mais efetivo, seja na pele ou nos cabelos. Na ArteFeita Essências você encontra o Óleo Mineral USP que pode ser utilizado no seu dia-a-dia!

Qual é a diferença entre óleo mineral e óleo sintético?

Diversos são os tipos de óleos, mas é importante saber a diferença de um para o outro, pois, assim evitam-se possíveis problemas de uso do produto, bem como ajuda a fazer a escolha correta de acordo com o objetivo que você quer ao utilizar essa substância. Então vamos aos pontos que diferenciam o que é óleo mineral de o que é óleo sintético!

O óleo mineral tem o petróleo em sua composição e com alta qualidade é mais recomendado para tratamento corporal e capilar devido aos seus inúmeros princípios ativos servindo de insumo cosmético.

Já o óleo sintético não tem o petróleo em sua composição e é produzido a partir de reações químicas artificiais e aditivos, sendo uma cópia dos óleos naturais e, portanto, não oferecendo as mesmas utilidades que um óleo mineral, por exemplo.

Qual a diferença entre óleo mineral e óleo de cozinha?

O óleo mineral é altamente puro, neutro, inerte, incolor e estável, importante para evitar que a pele perca água, ou seja, fique desidratada. Ele é mais indicado também para a proteção da pele, agindo de forma lubrificante e tratando queimaduras. Essa substância ainda tem uma textura mais espessa.

Enquanto o óleo de cozinha, que também é conhecido como óleo comestível, é fabricado a partir de uma gordura vegetal, animal ou sintética, com textura leve. Ele pode ser utilizado na fritura, produção de massas e outros tipos de receitas. Mesmo em altas temperaturas esse tipo de óleo não perde as propriedades que possui. 

Ele também é usado na preparação de alimentos e aromatizantes que não envolvem o processo de aquecimento, como molhos para salada e outros molhos. Como pode ser encontrado com diferentes tipos de formulação, por exemplo, óleo vegetal, também é um grande aliado da saúde e bem-estar do corpo, pelo fato de ter nutrientes e ação antioxidante.

como fazer shampoo caseiro -Economize até 20%

E ai gostou do conteúdo? Acompanhe para mais como este!

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *