Skip to content

Saiba tudo sobre sabonete antibacteriano

sabonete antibacteriano, uma mascara e alcool gel
Para sabermos tudo sobre o sabonete antibacteriano, precisamos entender como surgiu. Separou algumas curiosidades, então fica com a gente!

Para sabermos tudo sobre o sabonete antibacteriano, precisamos entender como surgiu. A Arte Feita separou algumas curiosidades, então fica com a gente! Você sabia que o sabonete foi inventado há mais de 2500 anos? Em 600 a.C., os fenícios descobriram uma mistura de gordura de cabra fervida em água com cinzas de madeira capaz de remover gordura.

A versão sólida foi descoberta pelos árabes no século VII quando misturaram a gordura animal, soda cáustica e óleos naturais. A versão cheirosinha podemos agradecer aos espanhóis que adicionaram azeite de oliva à mistura.

Pulando para o século XIX, a parte que mais nos interessa, na Europa os banhos começaram a fazer parte do receituário médico para a prevenção da cólera e micoses, tornando o sabonete um produto industrializado. Legal né!

Existe a versão líquida e sólida. Aqui no Brasil a preferência é pelo sabonete em barra e o consumo médio por brasileiro é de um sabonete por mês. 

Economize até 20%

Mas afinal, para que serve o sabonete antibacteriano?

É muito comum, na correria do dia a dia encostarmos em superfícies contaminadas, por exemplo, corrimão de rodoviária, metrô e, em seguida, levarmos a mão a boca e ao rosto. O problema é que esses ambientes contaminados carregam muitos vírus responsáveis por doenças graves como a Covid-19.

Ao lavarmos as mãos, inibimos esse contágio porque o sabonete destrói as barreiras do vírus e acabam morrendo. Agora, quando usamos um sabonete antibacteriano, essa eficácia é ainda maior, chegando a 99,99% para alguns micróbios.

Quais os tipos de sabonete antibacteriano?

Existem três tipos de sabonete antibacteriano: 

  • Barra — é feito de gordura, que pode ser animal ou vegetal. Geralmente é aconselhado para as pessoas de pele seca porque contém menos ingrediente químicos ativos, dando efeito hidratante suave a pele.
  • Líquido — é uma emulsão que facilita a limpeza graças a ajuda de um recipiente bomba. Devido a sua simplicidade, o sabonete líquido é popular e pode ser dispensado com a ajuda de um dispensador.
  • Fragrância — pode ser tanto sólido quanto líquido. Estão disponíveis com diversas aromas e mão têm nenhum efeito sobre a higiene das mãos. Os diferentes cheiros tendem a proporcionar uma experiência relaxante, principalmente para as crianças.

O que faz um sabonete ser antibacteriano?

Funciona assim: imagina as moléculas do sabonete antibacteriano como se fossem alfinetes e os vírus com uma camada protetora de gordura em formato de balão. Ao lavarmos as mãos com o sabonete, as moléculas de espuma (alfinetes) estouram essa camada protetora de gordura dos vírus (balão), neutralizando o vírus que acaba morrendo.

Uso do sabonete antibacteriano:

É importante saber que os sabonetes antibacterianos possuem produtos químicos bactericidas, com o poder de matar as bactérias. Ou seja, atuam como um antibiótico. Então, é preciso ter muito cuidado com o uso deste produto.

Lembre-se que tudo o que é exagerado é prejudicial. Então, a melhor forma de uso do sabonete é com moderação.

Quando usar sabonete antibacteriano?

Mesmo Não havendo evidências científicas que apontem a necessidade do uso de sabonetes antibacterianos, estes produtos possuem indicações para usos específicos e deve ser recomendado por um profissional.

O seu uso é recomendado em locais onde o seu uso seja fundamental, como: hospitais, restaurantes; clínicas; clínicas veterinárias; laboratórios; entre outros.

Um alívio é saber que já existem produtos que não agridem ou ressecam as mãos de quem precisa usar frequentemente.

Pode lavar o rosto com sabonete antibacteriano?

A resposta é sim, pode! Mas é preciso ter muito cuidado, pois o sabonete antibacteriano deve ter o pH correspondente ao da pele, ou seja, suave, para não expor a irritações adicionais.

Limpar a pele com um suave sabonete antibacteriano pode ajudar no combate contra a acne, sendo uma doença de pele causada pela inflamação das glândulas sebáceas.

Por isso, recomendamos que procure um dermatologista para indicar qual o tipo de sabonete antibacteriano você deve usar. Damos preferência para o sabonete feito com ingredientes naturais.

Qual é melhor sabonete antibacteriano líquido ou em barra?

Depende de quantas pessoas vão usar. O sabonete antibacteriano líquido é ótimo para dividir com outras pessoas. Geralmente utilizado em lavabos, hospitais, restaurante, por ser mais higiênico, os dispensadores ajudam a evitar o contato direto com o produto.

Já o sabonete antibacteriano em barra é ideal para ser usado individualmente, já que temos o contato direto com o produto. O uso coletivo, além de ser anti-higiênico, faz com que o produto dure por pouco tempo.

Há contraindicações na utilização de sabonete antibacteriano?

Infelizmente sim! O seu uso não é recomendado em crianças, já que pode baixar a sua imunidade durante o crescimento.

Da mesma forma, não é recomendado o seu uso como sabonete íntimo, pois ele pode eliminar as bactérias benéficas para a saúde.

Assim como o seu uso contínuo é contraindicado, dado que ele tem a função de eliminar as bactérias o seu uso exagerado pode deixar a sua pele suscetível ao longo do tempo.

Sabonete antibacteriano e o comum qual a diferença?

O sabonete antibacteriano remove com mais eficiência as impurezas da pele, garantido uma maior higienização e eliminando todos os germes e bactérias existentes nas mãos, tendo um efeito antibiótico. O que faz com que muitas pessoas optem por levar esse produto para casa.

No entanto, o sabonete comum apenas remove a bactéria da pele. O que também é um ótimo fator, porque o uso excessivo do sabonete antibacteriano pode causar resistência, assim como acontece com os antibióticos. Observar detalhes, como o fato de ser líquido ou em barra, não tem como errar. Basta escolher a melhor opção.

Essencias inspiradoras em grifes famosas

E aí! Agora que você sabe tudo o que precisa. Já escolheu o sei sabonete antibacteriano?

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *