Skip to content

Aprenda como fazer aromatizador de ambiente caseiro

aromatizador de ambientes caseiro com varetas
Um aromatizador de ambientes caseiro pode te ajudar a se beneficiar dos poderes da aromaterapia. Aprenda como fazer em casa!

Uma das aplicações mais populares da Aromaterapia é a aromatização de ambientes. Um lugar perfumado pode remeter à limpeza, aconchego, pureza, claridade, sensualidade e sofisticação. Um aromatizador de ambientes caseiro pode te ajudar a se beneficiar dos poderes da aromaterapia.

Compre e receba no mesmo dia

O que é um Aromatizador de Ambientes?

Os aromatizadores de ambientes surgiram como uma maneira de manter os cômodos de uma casa ou loja sempre perfumados e aconchegantes. Existem diferentes tipos de aromatizadores, utensílios que promovem a diluição e dispersão das essências escolhidas.

O processo utilizado nos difusores foi primeiro observado nas casas de banho durante o império romano. As plantas eram colocadas na água, e seus aromas eram espalhados no ar com o vapor. Esse mesmo princípio é utilizado nos difusores modernos, sejam comerciais ou caseiros. Os óleos essenciais ficam retidos em um veículo que permite soltar os compostos orgânicos voláteis de maneira lenta e gradual, mantendo o ambiente perfumado por muito tempo.

Como utilizar um Aromatizador de Ambientes em Casa?

Em ambientes domésticos, os aromatizadores de ambientes podem servir a diversos propósitos: Na sala, serve para dar as boas-vindas aos seus convidados; no quarto, garante uma noite de sono realmente reparadora e relaxante; no escritório, a Aromaterapia é uma ferramenta que auxilia a manter o foco e a atenção. Nos banheiros as essências podem neutralizar odores menos agradáveis.

Qual a diferença entre aromatizador e difusor de ambiente?

Tanto o aromatizador quanto o difusor servem para o mesmo propósito: garantir que o ambiente fique perfumado, garantindo os benefícios da Aromaterapia no seu lar ou negócio.

Os aromatizadores funcionam em spray, lançando o aroma no ar. O efeito é instantâneo, e esse método é indicado para ambientes maiores e mais arejados. Compostos alcoólicos formam uma espécie de ‘nuvem’ perfumada, enquanto diluições a base de água, também conhecidas como água perfumada, são utilizadas sobre tecidos (como as roupas em uma loja), cortinas e/ou toalhas, com grande capacidade de fixação dos aromas.

Já os difusores possuem as varetas ou aparelhos elétricos que retém o aroma, que vai sendo liberado lentamente. Ele leva algum tempo para ser percebido, mas tem um efeito de longo prazo, pode ser usado como decoração sendo indicado para ambientes menores e com pouca ventilação, como os banheiros.

Qual essência utilizar em meu aromatizador de ambiente caseiro?

A Aromaterapia utiliza os efeitos medicinais e psicológicos desencadeados pelos aromas para estimular determinados estados de ânimo. Assim, a essência escolhida deve estar alinhada com objetivos específicos.

Essências para a sala de estar:

A sala de estar é o cartão de visitas de uma casa, e deve refletir a personalidade do dono ou da família. Nesse sentido é um cômodo que permite explorar todas as famílias de aromas: refrescantes, amadeirados e florais.

Os aromas refrescantes, como limão, alecrim e bambu apresentam notas cítricas e herbais que remetem à leveza e frescor. Pessoas mais sofisticadas podem optar pelos aromas amadeirados, como sândalo, o cedro e o patchouli, que transmitem credibilidade, status e um toque de mistério. Os perfumes florais, como rosas, lavanda e jasmim são adocicados e românticos, inspirando aconchego e bem-estar.

Essências para o quarto:

No quarto está guardado tudo o que temos de mais íntimo. Os casais podem escolher perfumes envolventes e sedutores, como as essências de rosas, jasmim e ylang-ylang. Já quem precisa relaxar e se purificar, pode contar com os aromas de lavanda ou melissa.

Essências para o Escritório:

No local de trabalho é importante manter o foco e a concentração. Seus aliados serão o alecrim, a tangerina e a canela, que favorecem a memória e a atenção, além de atrair prosperidade.

Essências para o Banheiro:

No banheiro, precisamos reforçar a ideia de limpeza, e para isso nada melhor que os aromas de eucalipto, hortelã e citronela, que além de tudo são bactericidas.

Como fazer um aromatizador de ambientes caseiro?

Para colocar em prática a Aromaterapia em seu lar, você pode fazer o seu próprio aromatizador de ambientes caseiro. Você vai utilizar:

-Um frasco de Vidro de 500ml

-Um funil

-100 ml de água destilada

-100 ml de álcool de cereais

-30 gotas de óleo essencial

-5 Varetas de madeira

-Corante (opcional)

-Tampas de alumínio para o acabamento

Receita com a Base pronta:

-500ml de Base para Difusor

-100ml de Essência de sua preferência

-01 frasco de vidro ou plástico com tampa para Difusor do tamanho desejado

-Varetas de madeira, de fibra e se quiser varetas decoradas na ponta

-Corante opcional

Receita preparando do zero:

-500ml de álcool de cereais

-200ml de água deionizada

-20ml de propileno glicol

-150ml de essência

-Corante opcional

-01 frasco de vidro ou plástico com tampa para Difusor do tamanho desejado

-Varetas de madeira, de fibra e se quiser varetas decoradas na ponta

Como montar:

Utilize o funil para colocar o álcool de cereais no frasco, em seguida coloque a essência e a água destilada e o corante. Misture delicadamente e deixe descansar por três dias para acentuar a fixação do aroma. Depois, tampe e utilize as varetas para dispersar o aroma no ambiente desejado.

KIT ArteFeita para aromatizadores de ambientes caseiros

A ArteFeita oferece um kit perfeito para você montar diferentes difusores de varetas na sua casa: Ele vem com 1 litro de Base de Difusor (assim, você não vai precisar providenciar a água destilada nem o álcool de cereais), 2 opções de essências, 2 corantes, 2 kits de varetas (com 5 unidades cada uma), 2 frascos de 500ml e 2 tampas de alumínio para difusor. Esse kit é perfeito para quem quer começar a produzir seus próprios aromatizadores de ambiente caseiros e experimentar diferentes aromas e estilos.

Confira o Kit Como fazer aromatizador aqui!

Como aumentar a durabilidade do aromatizador de ambientes caseiro?

Para que sua casa fique perfumada por mais tempo, uma das dicas é utilizar os fenômenos naturais a seu favor. Deixar seu aromatizador próximo à porta ou janelas ajuda a espalhar o aroma, e também faz com que a essência acabe mais rápido. Deixar o aromatizador em locais muito altos ou próximo a cortinas pode causar acidentes, derrubando o frasco. A tampa do frasco deve ser aberta apenas o suficiente para deixar passar as varetas, evite que a mistura tenha contato direto com o ar, já que isso diminui a durabilidade de seu aromatizador. Investir em essências de qualidade, com grande poder de fixação também faz com que seu aromatizador de ambientes caseiro dure mais e tenha um aroma acentuado.

Economize até 20%

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para encontrar mais como esse.

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *