Skip to content

Aprenda como fazer vela perfumada

como fazer vela perfumada, velas amarelas
Pensando nos benefícios que a vela tem nos proporciona, viemos te inspirar a confeccionar sua própria luz, seu próprio ponto de equilíbrio.

A história das velas

Iluminação que nasceu muito antes da lâmpada e da vinda de Jesus, a vela foi a descoberta que seguiu o nascimento do fogo. Hoje em dia é bastante comum encontrarmos velas perfumadas para trazer leveza e sofisticação aos ambientes, mas de onde elas surgiram?

 Não existe um lugar definitivo que aponte o nascimento desta descoberta, ela aconteceu de forma simultânea em diversos lugares diferentes. Antes de existir a luz elétrica, era dessa forma que as casas eram iluminadas, a bíblia nos relata seu uso. Além disso, a vela também vem sendo utilizada em diversas cerimônias religiosas, como presente para pessoas especiais, para atrair bons fluídos, para decorar e trazer leveza para o lar que é nosso corpo e, o lar que é a nossa casa.

Mesmo antes da bíblia, que tem suas histórias narradas nos arredores do Oriente Médio, já haviam relatos de velas confeccionadas na China, à base de gordura animal; na Índia à base de parafina, a partir da canela, também na Europa e África. Os métodos de confecção variam de povo para povo, além das bases já citadas também era possível construir uma vela a partir da cera de abelha, espermacete e parafinas de diferentes bases vegetais. 

A parafina da forma que conhecemos hoje, só surgiu por volta de 1850, antes disso as bases preferidas para velas eram a de cera de abelha e a base de fibra vegetal, pois essas não tinham o odor desagradável como a feita com base em gordura animal. Ainda bem que atualmente nossas velas são aromatizadas, não é mesmo? Imagina acender uma vela para alinhar seu chakra e no momento que o cheiro chega às suas narinas é um perturbador aroma de gordura de baleia? Ninguém merece.

Economize até 20%

O que é preciso para fazer uma vela?

Pensando nos benefícios que a vela tem nos proporciona em seus muitos anos de existência, viemos aqui te inspirar a confeccionar sua própria luz, seu próprio ponto de equilíbrio. Além da base para sua vela, existem outras dicas importantes para que ela fique do jeitinho que você imaginou. Uma das etapas mais essenciais depois da base é o pavio, sem o pavio não tem fogo, não tem brilho e luz. Para te ajudar iremos separar aqui os materiais indispensáveis na fabricação das velas:

1- Cera ou parafina;

2- Um molde ou recipiente de sua preferência;

3- Barbante para o pavio;

4- Uma faca ou um estilete;

5- Uma panela grande;

6- Uma panela menor;

7- Dois palitos, pode ser um hashi, palitos de churrasco ou um pregador.

Essência de sua preferência

Separados os materiais essenciais para a confecção de uma vela simples, iremos falar agora sobre os aromas, cores, e texturas da sua vela. Atualmente as velas deixaram de ter um uso popular quase que exclusivo à iluminação, passando a servir mais como decoração, como presente e muitas pessoas utilizam velas aromáticas para fins específicos, como, por exemplo,  para atrair sucesso, dinheiro ou amor. Existem velas decoradas e aromatizadas para dar um clima a um encontro romântico, e também aquelas feitas para datas especiais, como aniversários, casamento, ou para comemorar o natal, ano novo e a chegada de novas estações como a primavera ou o verão. 

Uma vela com aroma de canela, laranja ou amêndoas  imediatamente irá nos direcionar a lembranças relacionadas ao natal; o aroma de cereja com champanhe, mirra e sândalo são boas escolhas para a virada de ano. Enquanto aromas como morango, chocolate e baunilha são ótimos para aquele encontro romântico.

  Além dos aromas à base de óleos vegetais, podemos brincar com as cores e texturas da vela, adicionando cascas, ervas, lantejoulas, brilhos, corantes ou giz de cera.

Aprenda como fazer sua vela perfumada

Agora é o momento de soltar a imaginação e a intuição para brincar com as combinações que podem formar sua vela. Se prepare, e vamos juntos ao passo a passo:

  1. Derreta a cera ou parafina. Para saber a quantidade necessária na fabricação da sua vela, é essencial que você se baseie no tamanho do seu recipiente, encha-o com água e anote quantos ml será necessário. A conversão de gramas para mililitros não é proporcional, então para preencher um recipiente de 200 ml, utilizaremos 180 gramas de parafina, é aproximadamente esse o cálculo da quantidade de parafina.  Esse processo é feito em banho-maria.
  2. Quando a parafina entrar em seu estado líquido, adicionar as gotas de óleos essenciais, quanto mais concentrado for o óleo em uso, menos será a quantidade utilizada. A regra geral é utilizar 10% da quantidade da cera nos óleos essenciais. Então, por exemplo, 300g de cera para 30 ml de óleo essencial.
  3. Passe a mistura para o recipiente escolhido, que pode ser de cerâmica, de vidro temperado, ou um molde de vela.
  4. Posicione o pavio, preferencialmente de barbante de algodão cru, no centro do recipiente. Utilizaremos os palitos ou o pregador para manter ele reto e no centro, enquanto a base da nossa vela está endurecendo.
  5. Agora é só aguardar, a vela aromática demora cerca de 24 horas para endurecer.

Caso você queira adicionar cor ou textura à sua vela, o momento de fazer isso é quando misturamos a parafina com o óleo essencial. No caso de utilização de giz de cera ou reutilização de velas antigas, estes materiais também precisam passar pelo banho-maria. 

As essências Platinum, a linha pensada para melhorar sua experiência olfativa.

A ArteFeita se preocupa com a qualidade dessa experiência tão íntima que é a confecção caseira das suas velas. Pensando em proporcionar a melhor experiência em cada uma das velas aromáticas, nossos óleos essenciais têm uma concentração ideal para o feitio de obras artesanais que envolvam cold process e velas aromáticas.

Separamos nossas três essências Platinum queridinhas para apresentar os benefícios a vocês:

O Bambu tem suas origens no oriente e seu nascimento é embalado de infinitos significados, ensinamentos e misticismos. O bambu carrega o símbolo de retidão, de permanência e dureza para continuar em pé, mesmo em meio às tempestades. Essa essência nos ajuda a materializar a resiliência, a perfeição e a superação.

O Capim Limão faz parte de saberes ancestrais, é muito conhecido entre benzedeiras. Essa essência nos ajuda a acalmar, focar e nos alinhar com o nosso propósito. Além de ser comprovada a sua eficácia no auxílio da nossa digestão, possui ação antiespasmódica, anti-inflamatória e antibacteriana.

A Flor de laranjeira é conhecida por suas propriedades terapêuticas e é popularmente associada à pureza, à fertilidade e ao matrimônio. Essa essência auxilia na ansiedade, insônia e problemas digestivos.

Dica da ArteFeita para enfeitar o seu natal:

Já estamos em clima natalino, não é mesmo? Pensando nisso, a ArteFeita preparou uma receita para você aprender como fazer uma vela perfumada para enfeitar o seu natal.

Como essa é uma vela toda especial, na nossa receita utilizaremos aroma, cores e texturas, mas vocês sempre podem fazer as adaptações necessárias para ela ficar perfeita para você. 

  • 1. Comece preparando a parafina, para essa receita utilizaremos 200g de parafina cortada em pedaços, leve ao banho-maria e mexa bastante.
  • 2. Quando a parafina alcançar aspecto líquido, adicione pedaços pequenos de frutas cristalizadas, lantejoulas em formato de estrelas amarelas, corante vermelho (até atingir a tonalidade desejada), com 20ml da essência Platinum Cravo e Canela.
  • 3. Passe a mistura para o recipiente escolhido, e mergulhe o barbante no centro, prenda-o com os palitos, ou pregadores, caso seu recipiente seja pequeno.
  • 5. Por fim, espere 24 horas, para que a parafina ou cera termine de secar e, então, estará pronta a sua vela para o natal. 
Compre e receba no mesmo dia

E aí, bora fazer sua vela perfumada do seu jeitinho?

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *