Skip to content

Dicas e receita de como fazer perfume

como fazer perfume
Aprender a fazer perfume é uma atividade simples, mas prazerosa e ainda de quebra lucrativa. Confira dicas e receitas incríveis para começar

O perfume é aquele presente coringa, que agrada homens e mulheres, dos mais novos até os mais velhos. Por essa razão, aprender a como fazer perfume é uma ótima ideia para obter uma renda extra e ainda aprender uma tarefa interessante e criativa. Aqui, vamos falar mais sobre o assunto e dar todo o passo a passo de como fazer perfume com dicas e receitas incríveis para você arrasar. Então, continue conosco e boa leitura!

Essencias inspiradoras em grifes famosas

A história do perfume

O perfume surgiu milhares de anos atrás, mais precisamente no Egito antigo. Os egípcios começaram a utilizar fragrâncias para embalsamar múmias e também em rituais religiosos, já que eles acreditavam que o cheiro produzido pela fumaça era uma forma de acelerar a conexão com seus deuses. Inclusive, a palavra perfume vem do latim “perfumum”, que significa fumaça.

Além da prática religiosa, os egípcios também começaram a usar o perfume durante as atividades cotidianas, mas apenas faraós e alguns membros mais importantes da corte que tinham esse privilégio. A famosa rainha Cleópatra era uma das figuras mais entusiastas da perfumaria, pois utilizava fragrâncias extraídas de óleos de flores e ervas para seduzir seus amantes.

Ao longo dos séculos, a arte de fazer perfume foi sendo aprimorada com a descoberta do vidro no século I e o surgimento de novas essências.

A importância das famílias olfativas

Quem já pensou um dia em como fazer perfume, com certeza já ouviu sobre as famílias olfativas. Como existe uma infinidade de fragrâncias no mercado, as famílias olfativas são importantes porque são uma espécie de sistema de classificação das fragrâncias. Elas fazem isso de acordo com as notas mais predominantes para o nosso olfato, categorizando as fragrâncias pelos cheiros que elas possuem.

Existem 7 principais famílias olfativas, cada uma com sua característica, conheça mais sobre elas:

Floral: A maior família olfativa é a floral e como o próprio nome diz é proveniente das flores. Essa família é bastante comum nos perfumes femininos. A Essência Gold Bambu Royal é cheia de personalidade e tem aroma moderno e sofisticado.

Aromática: A Essência Gold Alecrim LL Royal é um ótimo exemplo dessa família, já que conta com notas de sálvia, lima, alecrim e manjericão, proveniente de ervas e plantas frescas.

Amadeirada: Família base para perfumes masculinos marcantes, já que suas notas vêm de madeiras, como sândalo, cedro e carvalho presentes na Essência Gold Mangue Vert FF 100ml.

Cítrica: Tem fragrâncias mais leves e refrescantes. A Essência Gold Wind FF 100ml conta com notas de limão, bergamota e lavanda.

Frutal: A maioria das notas dessa família vem das frutas, como a Essência Gold Luxury FF 100ml, que contém notas de pêssego e gotas de orvalho.

Oriental: Essa família tem aromas mais fortes e intensos com notas adocicadas e mais quentes, como âmbar e baunilha presentes na Essência Gold Sementes FF 100ml.

Chipres: Essa família é inspirada no nome de um perfume criado por François Coty, em 1917. Possui fragrâncias de notas amadeiradas e cítricas, assim como a Essência Gold Mistery FF 100ml.

E as notas olfativas?

As notas olfativas são inúmeras, mas como já dissemos, existem as que são predominantes. Para facilitar a visualização, existe a pirâmide olfativa que nada mais é do que uma forma de destacar as principais notas olfativas de cada fragrância. A pirâmide se divide em 3 partes, sendo que a menor fica localizada no topo, a parte central e a base, a maior de todas.

A formulação de um perfume funciona da mesma maneira. As notas de saída ou cabeça são as que se destacam quando você sente algum perfume. Por isso, elas são mais voláteis e leves, evaporando-se rapidamente.

Depois vem as notas de corpo ou coração. São elas que dão personalidade ao perfume e duram um pouco mais, já que tem 40% de participação na formulação.

A base da pirâmide é onde ficam as notas de fundo. Os ingredientes são mais densos e duráveis, por isso fixam mais na pele, como as notas amadeiradas.

Como fazer perfume?

Após conhecer um pouco mais da estrutura do perfume, chegou a hora de aprender a como fazer perfume. Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

– 50ml de essência

– 40ml de água destilada, desmineralizada ou deionizada

– 240ml de álcool de cereais

– 10ml de fixador

– 10ml de propileno

O principal componente é a essência, ela é a responsável pelo cheiro agradável e você pode escolher a que melhor agrade o seu olfato. Além disso, as essências são naturais, livres de químicas que podem comprometer a pele. Já a água e o álcool funcionam como base para o perfume.

Passo a passo de como fazer perfume

Basta dissolver a essência, o fixador e o propileno no álcool. Em seguida, adicione a água. Macerar (armazenar) por 7 dias no freezer e é só envasar.

Qual a diferença de perfume, colônia e Body Splash?

Agora que você já sabe como fazer perfume, o que diferencia um do outro é a quantidade de essência diluída. Os perfumes fixam por mais tempo no corpo e têm aromas mais fortes e encorpados, justamente por ter de 15 a 30% de essência em sua fórmula. A colônia possui de 5 a 8% de concentração, por isso também são chamadas de águas de colônia, enquanto o body splash é o mais leve de todos, com 3 a 5% de essência em sua composição e são utilizados mais para refrescar a pele.

Perguntas frequentes

Qual a melhor essência para perfume?

O grande número e variedade de fragrâncias que existe torna essa escolha muito pessoal. Mas agora que você já sabe como funcionam as notas e as famílias olfativas fica mais fácil decidir. As essências da linha Gold da ArteFeita são ideais para fazer perfumes porque elas reúnem os aromas mais conhecidos de lojas e grandes marcas, além de esbanjarem qualidade e potência.

O que faz um perfume fixar?

Quanto maior a concentração de perfume, mais tempo ele fixa na pele. O segundo ponto que faz um perfume fixar é sua composição de fragrâncias. As notas de corpo e de fundo demoram mais para evaporar, se elas forem mais presentes na formulação do perfume, significa que ele terá uma melhor fixação.

Como explicar quimicamente o fato dos perfumes fixarem na nossa pele?

Para essa resposta, vamos voltar às notas olfativas. Explicamos que as notas de saída são mais leves por serem mais voláteis, logo elas não têm muita fixação porque evaporam rapidamente. As notas com maior poder de fixação são as notas de corpo e de fundo, como as notas amadeiradas e ambaradas. Elas têm maior massa molecular, dessa forma demoram mais para evaporar.

Onde aplicar perfume para durar mais?

Algumas áreas do corpo são mais indicadas para aplicar perfume por serem mais quentes, como o pescoço, pulso, dobras dos braços, atrás do joelho e colo. Outra dica é borrifar um pouco na roupa, já que a fragrância dura mais nos tecidos, só tome cuidado porque alguns tecidos podem manchar.

Economize até 20%

Agora ficou mais fácil entender a magia dos perfumes, não é mesmo? Agora que você já sabe como fazer perfume é só separar os ingredientes e escolher as essências do seu gosto.

Artigos recentes:

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *